A ARTISTA

Leticia Ramos
( Santo Antônio da Patrulha, 1976 ) .

Cursou Arquitetura e Urbanismo na UFRGS e Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Vive e trabalha em São Paulo. Seu foco de investigação artística é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em video e fotografia. Seus trabalhos possuem um forte carater processual e geralmente se inserem dentro de projetos de investigação mais ampla . Em séries como ERBF, Escafandro, Bitácora e VOSTOK, desenvolve complexos romances geográficos que se desdobram e se formalizam em diferentes midias.
Seus trabalhos já foram expostos em importantes mostras e galerias, como a Tate Modern em Londres, 16º Videobrasil em São Paulo, Laboratório de Arte Alameda, México, MIS, Paço das Artes, Fundação Vera Chaves Barcelos entre outros. Em 2009, foi selecionada pelo prêmio RUMOS de Artes visuais do Instituto Itaú Cultural realizando uma etinerância de exposições pelo Brasil entre elas no Museu de Arte Moderna em Salvador, Itau Cultural, SP e Paço Imperial , Rio de Janeiro . Em 2090/2010 Realizou a exposição individual ERBF ‐ estação radiobasefotográfica , dentro do programa de exposições do Centro Cultural São Paulo. Em 2010 desenvolveu o projeto ESCAFANDRO na residência no centro artístico La Bande Vídeo – Quebéc – Canadá onde também realizou uma exibição individual. No mesmo ano ganhou o premio de pesquisa Marc Ferrez – FUNARTE para criação fotográfica com o projeto BITACORA que resultou na participação da artista na residência “The artic circle” 2011 , a bordo de um veleiro rumo ao Polo Norte, e na publicação do livro de artista “Cuaderno de Bitácora”. Os trabalhos fotograficos produzidos durante a expedição, foram vencedores do Prêmio Brasil Fotografia – pesquisas contemporâneas . ( 2012) . No mesmo ano a artista foi convidada a desenvolver a instalação “ Melies “, intervenção/ site specific na sala redonda do Museu da Imagem e do Som. Também realizou os exposições de processos abertos como o “Gabiente de Curiosidades” no SESC Pompéia/ SP e “VOSTOK – um Prólogo” no PIVÔ / São Paulo onde realizou a performace musical “ENSAIO PARA GRAVAÇÃO DE ORQUESTRA” em que gravou ao vivo a trilha sonora original para seu filme.
Participante do “Islan Session – visitas a ilha, “ da 9º Bienal do MERCOSUL ( 2103), atualmente desenvolve seu novo projeto de filme, livro e disco intitulado “ “VOSTOK”, uma viagem ficcional a um lago pré-histórico submerso na Antártida.

http://www.leticiaramos .com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s